Nenhuma louca por cabelo poderia viver sem aplicar óleos capilares. Este tratamento capilar é tão bom que está a ganhar cada vez mais fãs. Se o seu cabelo está danificado, baço ou cai excessivamente, então deve usar um óleo cosmético. Irá certamente alcançar resultados incríveis. Não acredita? Aplique óleos capilares e confira você mesma.
Tratamento capilar com óleo – ritual de beleza ancestral
Embora o tratamento capilar com óleos seja imensamente popular e eficaz, muitas mulheres ainda o executam de maneira errada. Este tipo de cuidado do cabelo e couro cabeludo não é nada difícil. O tratamento consiste na aplicação de uma quantidade adequada de um óleo apropriado para a porosidade do cabelo. O ritual há muito que faz parte do conhecimento das mulheres árabes e indianas. Se gosta de ver filmes de Bollywood, certamente já viu estas mulheres e os seus belos cabelos. Não gostaria de ter um penteado igual (ou talvez mais bonito ainda)? Antes de começar a aplicar óleos no cabelo, saiba mais sobre os piores erros cometidos pelas mulheres mais apaixonadas por cabelo. Fuja deles como o diabo foge da cruz!
1. Aplicar o óleo antes da lavagem do cabelo
Aplicar um óleo em cabelo e couro cabeludo sujos é um erro muito grave. Quando tem o cabelo coberto de espuma para cabelo, spray ou silicones, sebo, poeira e oleosidade no couro cabeludo – até mesmo o melhor óleo fracassa. Nenhum cosmético é capaz de penetrar através de uma camada de impurezas desse tipo. É importante que os ingredientes ativos e nutricionais sejam absorvidos pelo cabelo e couro cabeludo durante o tratamento capilar com óleo. Como tal, deve lavar bem o cabelo antes de começar qualquer tratamento. Utilize um champô de limpeza com SLS (“sodium lauryl sulfate” ou lauril sulfato de sódio).
2. Aplica demasiado óleo
Mais não é necessariamente melhor. A quantidade mínima funciona melhor no tratamento capilar com óleo. É uma ótima ideia aplicar essa quantidade de óleo pelo menos uma vez por semana. Sabe o que acontece quando coloca demasiado óleo? Em primeiro lugar, o couro cabeludo e o cabelo podem ficar oleosos, pois as glândulas sebáceas irão produzir mais sebo. Em segundo lugar, terá de lavar duas vezes o cabelo para remover o excesso de óleo e utilizar um champô de limpeza profunda para deixar o cabelo e o couro cabeludo secos.
3. Acha que o cabelo pouco poroso não necessita de óleo
Está errada! O cabelo com porosidade baixa, média e elevada necessita de tratamento regular com óleo. Lembre-se de que, se o seu cabelo é pouco poroso, não precisa de aplicar óleo com tanta frequência como o cabelo danificado e seco. O óleo protege o cabelo com porosidade baixa dos raios UV, do calor dos acessórios de estilização, das substâncias prejudiciais e da poluição ambiental Além disso, facilita o pentear e o cabelo seca – mais rapidamente. Aplicar óleos em cabelo pouco poroso apresenta outra característica importante. Suaviza e fecha as cutículas do cabelo, evitando que o cabelo pouco poroso fique ainda mais poroso.
4. Escolher o óleo errado
O óleo não proporciona quaisquer efeitos se escolher o óleo incorreto. Para piorar ainda mais as coisas, pode até piorar o estado do cabelo e do couro cabeludo. Portanto, o que podemos fazer para tirar o máximo proveito do tratamento com óleo? Em primeiro lugar, identifique a porosidade do seu cabelo. O cabelo pode ter porosidade baixa (cabelo saudável, brilhante e macio), porosidade elevada (cabelo seco, encaracolado e danificado) e porosidade média (combinação de cabelo pouco e muito poroso). Utilize óleos saturados e manteigas cosméticas no cuidado de cabelo pouco poroso. Nutra o cabelo muito poroso com óleos polinsaturados. O óleos monoinsaturados são ideais para porosidade média.
5. O tratamento com óleo não é suficiente!
Se o seu cabelo é muito seco, cai excessivamente, o couro cabeludo está vermelho e sente comichão – o tratamento capilar com óleo precisa de mais suporte. Utilize outros produtos no cuidado capilar diário. Máscaras, condicionadores, séruns e espumas podem ser úteis. Não se esqueça de que os componentes principais dos melhores produtos são naturais. Acima de tudo, deve experimentar cosméticos com extratos de ervas e plantas, vitaminas, minerais e outras substâncias reparadoras (queratina, biotina e componentes hidratantes).
6. Nenhum dos métodos de aplicação do óleo foram bem-sucedidos?
Certamente ainda não testou todas as técnicas possíveis. As mulheres partilham as suas experiências para que outras mulheres saibam como aplicar o óleo da forma correta. Os óleos podem ser aplicados de inúmeras formas. Pode distribuir o produto em cabelo limpo, seco ou húmido. O óleo também pode ser aplicado após a secagem com secador para fixar um penteado, como toque de acabamento. Origina resultados excelentes quando adicionado a máscaras e condicionadores.