Baixa, elevada ou média? Qual a porosidade do seu cabelo? Se ainda não sabe, tente saber o mais rapidamente possível. Para escolher o óleo adequado deve identificar a porosidade do seu cabelo. É a única maneira de cuidar do couro cabeludo. Comprove você mesma!

CABELO COM POROSIDADE BAIXA

O tipo de cabelo mais bonito com que todas nós sonhamos. O cabelo pouco poroso é brilhante, macio, hidratado e elástico. Não é frisado nem tem eletricidade estática. O cabelo com porosidade baixa não perde humidade e não a absorve do ar. Seca o cabelo e parece que acabou de sair do melhor salão de cabeleireiro. Corre os dedos pelo cabelo e está pronta para sair à noite.

Além disso, o cabelo com porosidade baixa não fica embaraçado. Pode penteá-lo em poucos segundos. Por outro lado, este tipo de cabelo é difícil de modelar. Cuidado para não o deixar pesado com máscaras, condicionadores e sedas.

Não se esqueça de lavar este tipo de cabelo com regularidade. Como é óbvio, remover silicones e outras fórmulas espessas é um processo moroso. Porquê? O cabelo com porosidade baixa tem as cutículas fechadas que não permitem a entrada de substâncias nem de água. Por vezes, tem de lavar o cabelo duas vezes para limpar esses tipo de cabelo.

CABELO COM POROSIDADE ALTA

Infelizmente, este é o pior tipo de cabelo. Danificado, seco e fraco. As pontas ficam facilmente espigadas, os fios ficam quebradiços, baços e rígidos. Os clareamentos, alisamentos, colorações e permanentes enfraquecem ainda mais o cabelo com porosidade elevada. Por outro lado, este tipo de cabelo é fácil de modelar. Infelizmente, o calor – produzido pelos acessórios de estilização – danificam a estrutura do cabelo e aceleram a evaporação da água e da queratina. Deve-se ao facto de as cutículas estares muito levantadas.

Quando aplica alguns produtos para cabelo com porosidade elevada, estes são rapidamente absorvidos. Este tipo de cabelo absorve rapidamente a humidade do ar. Consequentemente, fica ainda mais frisado e com eletricidade estática. O cabelo fica embaraçado por ter as cutículas levantadas. Utilize um condicionador hidratante de cada vez que lavar cabelos muito porosos. De outra maneira, irão ficar secos e ásperos.

Os emolientes (óleos e silicones) são os mais eficazes no cuidado de cabelo muito poroso. A utilização regular de produtos condicionadores e a aplicação de óleos em cabelo molhado também se revelam úteis. Deve evitar temperaturas elevadas, raios UV, vento, água salgada e clorada. Também convém evitar pentear o cabelo brusca e rapidamente. Esqueça os produtos que incluem ervas, proteínas, álcool, humectantes e cera de parafina. Não deve usar elásticos em cabelo fino. Se o seu cabelo é muito poroso, evite usar ganchos de metal e toalhas ásperas.

CABELO COM POROSIDADE MÉDIA

Este tipo de cabelo combina as qualidades dos cabelos com porosidade elevada e baixa. Pode tratar de cabelos com porosidade média, para que fiquem macios e brilhantes. Também pode aumentar a sua porosidade fazendo colorações com frequência, secando-o, alisando-o e usando produtos impróprios. O cabelo com porosidade média é normalmente ondulado ou liso. O cabelo húmido fica rapidamente frisado (como acontece com o cabelo com porosidade elevada), mas é mais fácil de modelar do que o cabelo com porosidade baixa .

Utilize óleos que contenham ácidos ómega-3, ómega-6 ou ómega-9 quando estiver a cuidar de cabelo com porosidade média. Utilize champôs com SLS de vez em quando; lave o cabelo com água morna; condicionadores com silicones, proteínas e emolientes. As máscaras e as manteigas cosméticas também podem ser úteis.

Evite frisar o cabelo, secá-lo com secador e alisá-lo. Se não é capaz de abdicar do secador, utilize um com ar frio e ionização. Penteie este tipo de cabelo somente após aplicar um condicionador ou logo após a lavagem. Proteja o cabelo no inverno, usando gorros, e aplique seda nas pontas para as proteger. Certifique-se de que o seu cabelo está seco antes de dormir e faça um coque ou uma trança. Apare as pontas a cada dois meses. Desta forma, poderá desfrutar de uma cabelo bonito e saudável.

ÓLEOS E POROSIDADE CAPILAR

Todos os tipos de cabelo devem ser nutridos com um tipo de óleo adequado. O óleo de coco, palma, linhaça, rícino, girassol e a manteiga de karité são os produtos ideais para o cabelo com porosidade baixa. O óleo de argão, macadâmia, jojoba, sésamo, farelo de arroz e amêndoa doce podem ser aplicados em cabelo com porosidade média. O óleo de soja, milho, girassol, semente de abóbora, pêssego, abacate e linhaça são indicados para cabelo com porosidade elevada.

COMO DETERMINAR A POROSIDADE CAPILAR?

É muito fácil! Basta responder a algumas perguntas. Faça-o agora e descubra o óleo adequado para o seu cabelo. Comece a testar!

1. Quanto tempo demora o seu cabelo a ficar seco?

Solução: O cabelo com porosidade elevada seca muito lentamente, o cabelo com porosidade média – mais ou menos 3 horas, o cabelo com porosidade baixa – até e horas.

2. O seu cabelo é fácil de ficar molhado?

Solução: Porosidade elevada – muito fácil, porosidade baixa – exatamente o oposto. O cabelo com porosidade média absorve água com bastante facilidade.

3. O seu cabelo é fácil de modelar?

Solução: Os cabelos com porosidade alta e média são fáceis de modelar. O cabelo com porosidade baixa é difícil de estilizar.

4. O seu cabelo é suave ao toque?

Solução: Se sim, o seu cabelo é pouco poroso. O cabelo com porosidade elevada é crespo e áspero e, no caso do cabelo com porosidade média, alguns fios são macios e outros são ásperos.

5. O seu cabelo fica facilmente frisado e com eletricidade estática?

Solução: O cabelo pouco poroso nunca fica frisado ou com eletricidade estática. O cabelo com porosidade média tem este aspeto em certas circunstâncias (por exemplo, quando o cabelo está muito húmido). O cabelo com porosidade elevada é constantemente frisado e tem eletricidade estática.

6. Como estão as pontas?

Solução: O cabelo muito poroso tem as pontas espigadas; o cabelo pouco poroso – pontas saudáveis. Se o cabelo com porosidade média for sujeito a um cuidado impróprio, as pontas podem ficar espigadas.

7. Costuma pintar, secar com secador e estilizar o cabelo através de processos térmicos?

Solução: Se sim, então tem um cabelo muito poroso. O cabelo pouco poroso é raramente pintado ou seco com secador.